Arranjo Produtivo Local das Industrias da Saúde de Ribeirão Preto e Região ganha reforço inédito do Governo do Estado de São Paulo.
O Arranjo Produtivo Local (APL) das Indústrias da Saúde foi contemplado no resultado prévio do Edital SDE – CDRT nº 02/2024, do Programa SP Produz. A iniciativa busca fortalecer cadeias produtivas locais e fomentar a economia regional por meio de projetos estratégicos.
Com a aprovação da proposta, o APL das Indústrias da Saúde terá a oportunidade de desenvolver ações voltadas à inovação, sustentabilidade e competitividade no setor. O edital prevê o apoio financeiro e técnico para projetos que gerem impacto socioeconômico e contribuam para o desenvolvimento das indústrias locais. Este é um momento chave para as empresas da saúde da região ampliarem suas operações e investirem em iniciativas estratégicas.
O que está em jogo?
O APL aprovado obteve nota 7,22 no resultado prévio do edital, mas o parecer apontou que ajustes em metas, indicadores e detalhamento de equipe técnica podem fortalecer ainda mais o projeto. As empresas participantes têm agora a chance de se posicionar estrategicamente, corrigir lacunas e ampliar seu impacto.
Impacto para a comunidade
A aprovação do APL das Indústrias da Saúde reforça o papel de Ribeirão Preto como um dos principais polos de desenvolvimento industrial e de saúde no Estado de São Paulo. A iniciativa é uma oportunidade de consolidar a região como referência em inovação no setor, gerando emprego, renda e avanços tecnológicos.
Prazos e próximos passos
Com o edital em andamento, empresas da região devem se mobilizar para apresentar suas propostas e garantir adesão ao programa. Esta é uma oportunidade inédita para impulsionar o setor e construir um legado de desenvolvimento regional.
Apoio jurídico especializado
Para o sócio, Dr. Pedro Cassab, especisliata em Direito Sanitário, o fomento tende a confirmar que a região de Ribeirão Preto sempre foi um pólo de saúde. Que a região sempre foi uma referência do desenvolvimento de pesquisas, a exemplo da faculdade de farmácia da USP, empresas do segmento farmacêutico, de equipamentos e materiais médico-ondoto-hospitalar e, não poderia deixar de citar, de inovação como é o caso da SUPERA PARQUE.
Afirmou, também,que apesar do reconhecimento e do fomento, Ribeirão ainda carece de uma estrutura de mão de obra especializada no setor juridico regulatórioa sanitário que possa dar apoio as empresas instaladas e que tenham interesse em se instalar na cidade para integrar o APL e, assim, buscar beneficiar da iniciativa. E reforça que continuará trabalhando para que a cidade ganhe esse reforço, através de parceriais universitárias e cursos práticas de curta e média duração.
Por fim, que estará acompanhando de perto os avanços do processo e, que apoiará todos aqueles que tiverem interesse em conhecer mais se alinhar a Cadeia Produtiva Local (CPL da Saúde) da cidade.
Acesse o Edital