Com o objetivo de discutir a integração de dados clínicos e administrativos do Sistema Único de Saúde (SUS), os assessores técnicos do Conass, Nereu Henrique Mansano e Felipe Ferré, reuniram-se com representantes das Secretarias de Estado da Saúde (SES) para Câmara Técnica de Informação e Informática do Conass (CTIIS).
O encontro, que aconteceu ontem (06), teve como objetivo mostrar aos técnicos estaduais de informação e informática como interoperar dados com padrões, incluindo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que é a plataforma nacional para troca de dados em saúde, instituída pela Portaria GM/MS nº 1.434, de 28 de maio de 2020. “A ideia hoje é debater a melhor forma de integração dos dados e sistemas e a interoperabilidade junto com as secretarias estaduais dentro do modelo implementado pela RNDS”, disse Nereu.
Durante a reunião, Beatriz de Faria, da diretoria de Comprometimento Social do Hospital Sírio Libanês, apresentou aspectos conceituais e práticos sobre FHIR ( Fast Healthcare Interoperability Resources), que é um conjunto de regras e especificações para a troca eletrônica de dados de saúde, no qual viabiliza a troca de informações entre diferentes sistemas de informação.
Ferré destacou que o espaço serve para aproximar os técnicos e gestores estaduais da plataforma de transformação digital da saúde. “Aqui temos a oportunidade de tirar as dúvidas com o Ministério da Saúde e compartilhar as ações efetivas que podem servir para outros estados”, falou Felipe.
Para o diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Sergio Rosa, colocar informações disponíveis para auxiliar os estados é o objetivo do departamento. “Sozinho o Ministério não faz nada, precisamos do Conass e Conasems para que possamos operar melhor o nosso papel juntos com os estados. Queremos entender a dinâmica de trabalho das unidades federativas para desenvolver ações concretas e ter uma operalização eficaz”, destacou.
Ao final da reunião, Marcus Vinícius Oliveira, do DATASUS, mostrou o Portal de Serviços do departamento e seu papel na interoperabilidade com a RNDS. O Portal disponibiliza interfaces de integração via tecnologia de API para trazer dados da iniciativa privada e das três esferas de gestão objetivando consolidar informações clínicas como dados de vacinação, exames e medicação.
Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000